Sua vida mais completa!

ESTE BLOG NÃO SERÁ MAIS ATUALIZADO. MUDOU DE ENDEREÇO AGORA FAZ PARTE DO PORTAL GWC. PARA ACESSAR, ENTRE EM: https://gwc.com.br/vm /

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Rock Brasileiro

Rock Brasileiro

1950|1959Nora Ney


O "pontapé inicial" do rock no Brasil foi Nora Ney (conhecida cantora de samba-canção) quando gravou o considerado primeiro rock, "Rock around the Clock", de Bill Haley & His Comets (trilha do filme Sementes da Violência), em outubro de 1955, para a versão brasileira do filme. Em uma semana a canção já estava no topo das paradas (mas Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero, tirando a irônica "Cansei do Rock", em 1961).

Flash Back


Ela aprendeu a tocar violão sozinha e, para incentivá-la, seu pai a presenteou com o instrumento. Familiarizava-se com o mundo da música frequentando assiduamente programas de rádio e de auditório. Dona de uma voz grave, começou a carreira em 1950 e em 1953 já era uma das grandes divas do rádio, interpretando Dorival Caymmi,

 Noel Rosa, 

Ary Barroso, 

entre outros. Em 1952 gravou pela Continental seu primeiro LP, Menino Grande. Ao lado de Maysa Matarazzo,

 Ângela Maria

 e Dolores Duran,


consagrou-se como uma das maiores intérpretes do samba-canção (gênero surgido na década de 1930). O samba-canção é comparado ao bolero, pela exaltação do amor romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado.

Final dos anos 50

Em 1957, foi gravado o primeiro rock original em português, "Rock and Roll em Copacabana", escrito por Miguel Gustavo (futuro autor de "Para Frente Brasil") e gravada por

Cauby Peixoto.




Entre 57 e 58, diversos artistas gravaram versões de músicas americanas, como "Até Logo, Jacaré" ("See You Later, alligator"),"Meu Fingimento" ("The Great Pretender" dos The Platters) e "Bata Baby" (Long Tall Sally de Little Richard).

Embora em 57 o grupo Betinho & Seu Conjunto, de "Enrolando o Rock" tenha alcançado grande fama, os primeiros ídolos do rock nacional foram os irmãos...

Tony

e Celly Campelo...


...que, em 1958, lançaram o compacto Forgive Me/Handsome Boy, que vendeu 38 mil cópias. Tony gravaria mais dois singles até seu álbum em 1959, e Celly estourou em 1959 com "Estúpido Cupido" (120 mil cópias vendidas), chegando a ter boneca própria (com a qual aparece na capa de seu LP "Celly Campello, A Bonequinha Que Canta").

(Anos depois do grande sucesso de Suely Campelo - Estúpido Cupido foi a 18ª telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 1976 e 1977, contou com 160 capítulos. Foi escrita por Mário Prata e dirigida por Régis Cardoso.) Os Campello também apresentariam Crush em Hi-Fi na Rede Record, programa totalmente voltado para a juventude, que revelou diversas bandas. Outros programas também surgiram para aproveitar a "febre" como Ritmos para a Juventude (Rádio Nacional-SP), Clube do Rock (Rádio Tupi -RJ) e Alô Brotos! (TV Tupi). Em 1960, surgira até a Revista do Rock.


1960|1969

Share:

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Gustavo Lima

Anitta

Anitta e Pablo

Avril Lavigne - Rock N Roll

Cone Crew Diretoria - Pronto Pra Tomar O Poder

Demi Lovato - Made in the USA

One Direction - Best Song Ever

Blog Vídeo Music | Remix Please Don't Go

Blog Girls | Moda Caveirismo

Blog Girls | Rock N' Roll

Blog Séries e Cines | Apresenta:

Portal GWC | Seja nosso Consultor de Vendas

Blog | Vídeo Music

As 10 melhores músicas internacionais dos anos 80

1-Thriller mostra bem o sentimento da época: se o mundo não fosse dominado pelos robôs, o fim seria um apocalipse zumbi



2-Livin’ On A Prayer — Bon Jovi
Quem é fã de Todo Mundo Odeia O Chris deve se lembrar dessa! Livin’ On A Prayer, que foi um dos maiores sucessos dos anos 80, foi também tema do último episódio do seriado. Jon Bon Jovi escreveu a letra da música inspirado no modo como os jovens lidavam com as dificuldades na época.




3-Another Brick In The Wall (part II) — Pink Floyd
Another Brick In The Wall, do Pink Floyd, é conhecida pela crítica que faz ao sistema educacional. A música chegou a ser a segunda mais tocada no Brasil nos anos 80!



4-Sweet Child O’ Mine — Guns N’ Roses
Impossível não reconhecer Sweet Child O’ Mine já nos primeiros acordes! A música do Guns N’ Roses tem um dos solos de guitarra mais icônicos de todo os tempos



5-Like A Virgin — Madonna
Impossível não incluir essa em uma lista de melhores músicas internacionais dos anos 80, porque nessa década Madonna já era rainha, e fazia um super sucesso cantando Like A Virgin!



6-Every Breath You Take — The Police
Every Breath You Take ficou 8 semanas no topo do Billboard Hot 100, ganhou 2 Grammys e virou a marca do The Police no mundo todo.



7- Still Loving You — Scorpions
A década de 80 foi a época de ouro do Scorpions, que lançou hits como Still Loving You, que continua fazendo sucesso até hoje, sendo a terceira banda mais antiga do mundo ainda em atividade!



8- Take On Me — A-Ha
Take On Me veio lá da Noruega, com a banda A-Ha, para conquistar o mundo na década de 80.



9-With Or Without You — U2
Uma das músicas mais famosas do U2, With Or Without You dominou o top 100 da Billboard por 3 semanas e fez até parte da trilha sonora da novela Mandala, em 1987.



10-Girls Just Wanna Have Fun — Cyndi Lauper
A letra de Girls Just Wanna Have Fun foi originalmente escrita sob um ponto de vista masculino, mas com a adaptação de Cyndi Lauper ela se tornou o hino que conhecemos hoje!

Copyright © Blog | Vídeo Music | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com